Organização do Encontro

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

1º ano funcionamento UCC Casével


Primeiro Ano de Funcionamento da UCC Casével

Casével é uma das cinco freguesias do concelho de Castro Verde e que dista do mesmo 10km. Em tempos foi sede de concelho, tendo recebido foral de D. Manuel I em 20 de Setembro de 1510.
Em termos demográficos, Casével apresenta uma população absoluta de 365 habitantes distribuídos por uma superfície de 33 km2, segundo dados do último censo, o que perfaz uma densidade populacional de 11 habitantes/km2.
Casével apresenta tendência de envelhecimento populacional pelo que tem riscos de alguma vulnerabilidade à exclusão social, situação que a Fundação Joaquim António Franco e seus Pais tem evitado ao longo dos 45 anos da sua existência.
A Fundação Joaquim António Franco e seus Pais é uma instituição particular de solidariedade social criada em 18/05/1961 para cumprimento de disposição testamentária de Joaquim António Franco. O seu objectivo social situa-se, pois, no apoio e protecção aos idosos, mediante a prestação de serviços a este grupo etário e prioritariamente na freguesia de Casével, conforme indicação estatutária.
Tendo em conta este principio, em 1995, a Fundação cumpriu mais dois dos seus objectivos sociais: a abertura do Centro de Dia e a implementação do serviço de Apoio Domiciliário. Em 2 de Maio de 2011 procedeu-se à abertura da Unidade de Cuidados Continuados Integrados (tipologia de Média Duração e Reabilitação) e do Lar de 3ª idade.
A UCC de Casével conta com uma equipa multidisciplinar com as seguintes áreas de intervenção:
-          Médica;
-          Enfermagem;
-          Fisioterapia;
-          Terapia Ocupacional;
-          Psicologia;
-          Terapia da Fala;
-          Assistente Social;
-          Dietista;
-          Assistentes operacionais;
-          Animação Sociocultural.
Tal como é do conhecimento geral e seguindo as orientações emanadas pela RNCCI, após a admissão do utente a equipa procede ao acolhimento multidisciplinar, onde é feito o levantamento das expectativas face ao internamento transmitidas pelo utente e cuidador. Posteriormente, é elaborado o Plano Individual de intervenção, o qual conta com o envolvimento dos cuidadores e utente. Posto isto, a equipa implementa o seu plano de intervenção. Durante este tempo de funcionamento, apesar de algumas dificuldades inerentes ao inicio de actividade, sentimo-nos gratificados pelos sucessos obtidos com os planos de intervenção da equipa multidisciplinar.
Seguem-se os depoimentos de utentes que fizeram questão de deixar o seu testemunho ( depoimentos em video).
Com vista a proporcionar alguns momentos de lazer e recreação aos nossos utentes e cuidadores, a Unidade realizou algumas actividades ao longo do seu tempo de funcionamento, entre as quais destacamos:
-          Arraial de Santos Populares;
-          São Martinho (com a participação dos alunos da Escola Primária de Casével);
-          Dia mundial da criança (comemorado com as crianças de Casével);
-          Comemoração dos Aniversários dos utentes;
-          Passeios rurais;
-          Visita à Barragem da Amieira (com intercâmbio com a UCC de Elvas);
-          Outras actividades lúdicas realizadas com os utentes.
Para apresentação deste trabalho consideramos pertinente uma exposição em formato de vídeo, testemunhando com imagens o trabalho realizado pela equipa da UCC de Casével durante o seu primeiro ano de funcionamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário