Organização do Encontro

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Stress nos Profissionais de Saúde...UCCOdemira



SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE ODEMIRA
UNIDADE DE CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOS
Preletoras: Inês Correia e Inês Rocha

Stress nos Profissionais de Saúde: A nossa realidade
Resumo
O Stress e o Burnout são vistos como um problema psicossocial com consequências individuais e organizacionais.
As instituições de saúde, em especial hospitais e centros de saúde, constituem ambientes de trabalho com características organizacionais normalmente associadas ao stress. (Silva, Queirós & Rodrigues, 2009)
E nas Unidades de Cuidados Continuados? Os profissionais também sofrem situações de stress? Também estes profissionais experienciam situações de stress, pondo em risco a produtividade das instituições.
Neste sentido, o presente trabalho surgiu com o intuito em compreender as repercussões do stress no desempenho dos profissionais de saúde, especificamente na Unidade de Cuidados Continuados de Odemira.
Sabendo que o stress decorre de um desajustamento entre as exigências do mundo e a capacidade que a pessoa tem de lhe responder, os objetivos do trabalho passam por conhecer os fatores que provocam stress e as estratégias de cooping que se podem desenvolver. (Ramos, 2005)
Assim, desenvolveu-se um pequeno questionário que aborda a dinâmica relacional, carreira/remuneração e problemática dos clientes instáveis. Aplicou-se a todos os profissionais de saúde da Instituição e posteriormente efectuou-se a avaliação estatística dos dados obtidos.
Os dados recolhidos permitem identificar fatores que podem desencadear situações stressantes. E a identificação de tais fatores é fundamental pois permitem alertar os profissionais de saúde para a problemática do stress e desse modo adquirir estratégias para ultrapassar os níveis elevados de stress.
As instituições devem ter conhecimento das estratégias de cooping de forma a ajudarem os seus profissionais a cuidar de si e possam assim cuidar dos outros, mantendo a produtividade e motivação.

Sem comentários:

Enviar um comentário