Organização do Encontro

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Escala de MIF e de Barthel


Jornadas de Cuidados Continuados de Estremoz

Título: A Escala de MIF e a Escala de Barthel como instrumentos de trabalho na avaliação da funcionalidade na Unidade de Convalescença do Hospital do Litoral Alentejano.
Autores:
Ana Carina Sabino Madeira da Silva, Enfermeira.
Patrícia Alexandra Rodrigues dos Santos, Terapeuta Ocupacional.
Preletora:
Carina Silva, Enfermeira, Unidade de Convalescença do Hospital do Litoral Alentejano

Resumo
A Unidade de Convalescença através da sua abordagem multidisciplinar, tem como finalidades a estabilização clínica e funcional do utente, através de uma avaliação e reabilitação integral da pessoa com perda transitória de autonomia potencialmente recuperável.
Deste modo, considera-se que a monitorização da funcionalidade dos utentes é fundamental para as boas práticas da unidade.
Tendo em conta esta necessidade, decidiu-se investigar mais sobre a Escala de MIF, um instrumento amplamente utilizado internacionalmente que permite avaliar a funcionalidade do utente, tendo em conta a atuação de diversas áreas de intervenção da equipa multidisciplinar (Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Terapia da Fala), comparando assim a sua sensibilidade com a Escala de Barthel.
Referências Bibliográficas
Hall, M., et al. - Functional measures after traumatic brain injury: Ceiling effects of FIM, FIM+FAM, DRS, and CIQ. (1996) In: The Journal of Head Trauma Rehabilitation. [Artigo Online] em http://psycnet.apa.org/psycinfo/1997-07168-001
Ravaud, et al. - Construct validity of the functional independence measure (FIM): questioning the unidimensionality of the scale and the “value” of fim scores. (2000) In: Scandinavian Journal of Rehabilitation Medicine. [Artigo Online] em http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10230001

Sem comentários:

Enviar um comentário