Organização do Encontro

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Via subcutânea...resumo UCC Odemira, Nunes


“VIA SUBCUTÂNEA: UMA ALTERNATIVA DE CONFORTO NO CUIDAR”
Encontro de Cuidados Continuados: Falar de Nós
23 de Novembro
Autoras: Daniela Alves e Inês Nunes
Prelectora: Inês Nunes
Os cuidados à pessoa portadora de doença crónica evolutiva são hoje encarados como uma intervenção técnica rigorosa no sofrimento dos doentes que apresentam doença grave e/ou avançada, incurável e progressiva. Pretende-se com as intervenções terapêuticas (farmacológicas e não farmacológicas) assegurar um controlo sintomático eficaz e reduzir ao máximo a ocorrência de crises que agravem a qualidade de vida do doente e aumentem a ansiedade dos familiares.
A via de eleição para hidratação e administração de terapêutica é a via oral, nestes doentes. Contudo, quando tal não é possível há que considerar outras vias possíveis: transdérmica, intravenosa, intramuscular, rectal e subcutânea.
Na maioria das situações quando se pretende um controlo sintomático eficiente, nomeadamente náuseas/vómitos, dispneia, entre outros, a via parental é indispensável. Assim, surge a via subcutânea, como uma alternativa de conforto, para administração contínua (hipodermóclise) ou intermitente (bólus), com reconhecidas vantagens, permitindo controlar sintomas de forma eficaz, menos dolorosa, baixos custos, baixo índice de complicações, facil aplicabilidade e manutenção, permitindo conservar a autonomia do doente e internamentos recorrentes. Desta forma, promove a melhoria do conforto e qualidade de vida do doente.
O uso fundamentado da técnica, o esclarecimento de dúvidas junto dos profissionais, bem como a sua divulgação em trabalhos como este, permitem melhorar os cuidados prestados a pessoas com doenças crónicas avançadas/terminais.

Sem comentários:

Enviar um comentário