Organização do Encontro

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

A importância do Plano Integrado de Actividades



“A Importância de um Plano Integrado de Atividades”

A Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, criada pela parceria entre os Ministérios da Solidariedade Social e da Saúde, é uma resposta de cuidados globais a todas as pessoas que, independentemente da sua idade, se encontrem em situação de dependência.
As Unidades de Média Duração e Reabilitação visam responder a necessidades transitórias, promovendo a reabilitação e a independência, em situação clinica aguda ou descompensação de um processo crónico.
Após o acolhimento na Unidade, o conhecimento das espectativas e necessidades da pessoa e familiares é realizada a avaliação pela equipa multidisciplinar e em reunião de equipa é discutido o caso e construído o Plano Individual de Intervenção.
Com base nos seguintes conhecimentos teóricos:
A identificação das expetativas e objetivos do individuo e da sua família/ ou cuidadores são partes importantes na qualidade dos serviços prestados.
A perda ou limitação na capacidade de se envolver em atividades resulta numa restrição na participação e promove maior dependência e diminuição da perceção de qualidade de vida.
O trabalho multidisciplinar possibilita o cuidado global, valorizando o ser humano multidimensional, que necessita de diferentes cuidados, tendo em conta a interação entre os fatores físicos, psicológicos e sociais.
Numa Equipa deve dar-se a mesma importância às competências relacionais, instrumentais e cognitivas.
O plano comum de atividades tem como objetivos:
Proporcionar oportunidades de socialização e envolvimento em ocupações significativas; maximizar e otimizar os tempos disponíveis; conhecimento integral do Utente por toda a equipa, humanizar a resposta de cuidados, partilhar conhecimentos entre os diferentes técnicos, permitir uma resposta mais eficiente e eficaz na realização dos cuidados.
A Equipa é constituída por: Animadora, Auxiliares, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Médicos, Psicóloga, Técnica de Serviço Social, Terapeuta da Fala e Terapeuta Ocupacional.
As atividades realizadas são: as notícias e o mundo, atividade culinária, sessão de movimento, estimulação cognitiva, estimulação sensorial, cinema, passeio ao exterior, cuidados pessoais, expressão plástica, treino da colocação de voz e estimulação da comunicação.
Cada técnico com os seus conhecimentos teóricos e práticos e a sua competência profissional são uma complementaridade para chegar aos objetivos pretendidos, permitindo uma resposta mais eficiente e eficaz na realização dos cuidados, visando a promoção da qualidade de vida.
O Trabalho em Equipa é hoje uma exigência e um desafio para todos os profissionais. É uma experiência inovadora que afeta positivamente tanto a satisfação do Utente como a dos profissionais.


UCCMDR CVP Estremoz
Sónia Carona

Sem comentários:

Enviar um comentário